segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Amizades ruins, más companhias

Definição: Amizades ou parcerias que afetam negativamente nossas atitudes, atos ou bem-estar físico ou espiritual.

1. Nós somos influenciados, para melhor ou pior, por aqueles com quem nos associamos.

· Provérbios 13:20 Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos sofre aflição.
· 1 Coríntios 15:33 Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.
· Gálatas 5:7-9 [A influência de má companhia pode ser desastrosa.] Corríeis bem. Quem vos impediu de obedecer à verdade? 8Esta persuasão não vem dAquele que vos chamou. 9Um pouco de fermento leveda toda a massa.

2. Devemos nos associar com aqueles que vão nos influenciar positivamente.

· Salmo 119:63 Companheiro sou de todos os que Te temem e dos que guardam os Teus preceitos.
· Provérbios 2:20 Assim andarás pelo caminho dos bons, e guardarás as veredas dos justos.
· Provérbios 15:31 O que dá ouvidos à repreensão da vida, no meio dos sábios fará a sua morada.

3. A Palavra de Deus assemelha má amizade a “ciladas”, armadilhas do Diabo.

· Êxodo 23:33 [Quando os filhos de Israel entraram na Terra Prometida, Deus lhes ordenou especificamente que não se associassem com os ímpios que moravam lá:] Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim, porque se servires aos seus deuses, isso te será um laço. [Cf. Números 33:52.]
· Êxodo 34:12 Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra em que hás de entrar, para que não sejam por laço no meio de ti.
· Deuteronômio 12:30 Guarda-te que te não enlaces após elas, depois que forem destruídas diante de ti. Não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Como serviram estas nações os seus deuses? do mesmo modo também farei eu.
· Salmos 106:34-43 [Segue-se o que aconteceu quando o povo de Deus não se manteve separado de seus vizinhos mundanos, com quem o Senhor os proibiu de viver:] Não destruíram os povos, como o Senhor lhes ordenara, 35mas se misturaram com as nações, e adotaram os seus costumes. 36Serviram os seus ídolos, que vieram a ser-lhes um laço. 37Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. 39Contaminaram-se com as suas obras; corromperam-se com os seus feitos. 40Pelo que se acendeu a ira do Senhor contra o Seu povo, e abominou a Sua herança. 41Entregou-os nas mãos das nações, e aqueles que os odiavam se apoderaram deles. 42Os seus inimigos os oprimiram, humilhando-os debaixo das suas mãos. 43Muitas vezes os livrou, mas eles O provocaram com o seu conselho, e foram abatidos pela sua iniqüidade.
· Provérbios 22:5 Espinhos e laços há no caminho do perverso [falso]; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele.

4. Amizades ruins podem fazer com que transijamos nas nossas convicções.

· Provérbios 12:26 O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os faz errar.
· Provérbios 16:29 O homem violento engoda o seu vizinho, e o conduz por caminho que não é bom.
· Provérbios 19:27 [Se não atentarmos aos conselhos divinos na Palavra e sim aos valores disseminados pelos meios de comunicação, podemos nos desviar do caminho de Deus.] Cessa, filho meu, de dar ouvidos à instrução e te desviarás das palavras do conhecimento.
· Provérbios 22:24,25 Não faças amizade com o iracundo, nem andes com o homem colérico, 25para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.
· Eclesiastes 9:18b Mas um só pecador destrói muitos bens.
· 1 Coríntios 5:6b Não sabeis que um pouco de fermento leveda toda a massa?

5. O Inimigo nos tenta fazendo a maneira do ímpio parecer desejável — mas considere o final dele!

· Provérbios 24:1 Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.
· Salmo 37:1b,2 [Lembre-se, as “coisas boas” de que os ímpios parecem estar desfrutando são apenas temporárias:] Nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade; 2pois cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
· Salmo 73:3,17,18 Pois eu tive inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. … 17Até que entrei no santuário de Deus; então entendi o fim deles. 18Certamente, Tu os pões em lugares escorregadios; Tu os lanças em destruição.
· Salmo 141:4 Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; e não coma eu das suas iguarias.
· Provérbios 23:6,7 Não comas o pão daquele que tem olhos malignos, nem cobices os seus manjares gostosos, 7pois como imaginou na sua alma, assim é; ele te diz: Come e bebe, mas o seu coração não está contigo.

6. Precisamos de convicção para nos separar das amizades ímpias e infrutíferas.

· Salmo 1:1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. [Cf. Gênesis 49:6a.]
· Salmo 26:4,5 Não me tenho assentado com homens vãos, nem me associo com os hipócritas. 5Aborreço a congregação de malfeitores, e me recuso a assentar-me com os ímpios.
· Salmo 84:10 Vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil; preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade.
· Salmo 101:4,7 Longe de mim o coração perverso [teimoso, desobediente]; não conhecerei o mal. … 7O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.
· Salmo 119:115 Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu guarde os mandamentos do meu Deus.
· Salmo 139:19-22 Se tão-somente matasses o ímpio, ó Deus! Apartai-vos de mim, homens de sangue. 20Eles falam contra Ti com intenção maligna; os Teus inimigos tomam o Teu Nome em vão. 21Não odeio eu, Ó Senhor, e abomino aqueles que se levantam contra Ti? 22Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
· Provérbios 1:10,15 Filho meu, se os pecadores te quiserem seduzir, não o consintas. … 15 Filho meu, não te ponhas a caminho com eles, desvia o teu pé das suas veredas.
· Provérbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.
· 2 Coríntios 6:14,17 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? … 17Pelo que saí do meio deles e apartai-vos, diz o Senhor. Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.
· Efésios 5:11 E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as.
· Apocalipse 18:4 Ouvi outra voz do Céu dizer: Sai dela [da Babilônia], povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, para que não incorras nas suas pragas. [Cf. Jeremias 51:6.]

7. Se continuarmos a manter más amizades, vamos ser punidos com elas.

· Gênesis 13:12,13; 2 Pedro 2:7,8 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma. 13Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor. [Embora Deus tenha livrado Ló de Sodoma, ele sofreu por ter vivido com eles tantos anos.] 2 Pedro 2:7,8 e livrou [Deus] o justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos. 8(pois este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles). (Cf. Gênesis capítulo 19.)
· Números 16:26 [Moisés avisou os seus irmãos para não se associarem com aqueles que semeiam discórdia entre os filhos de Israel:] E disse à congregação: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu, para que porventura não pereçais em todos os seus pecados. [O Senhor mais tarde os destruiu; confira versículos 31-35.]
· 2 Crônicas 19:2b Devias tu ajudar o ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.
· Esdras 9:14 Voltamos agora a violar os Teus mandamentos, e a aparentar-nos com os povos que cometem estas abominações? Não te indignarias Tu assim contra nós até de todo nos consumires, até não ficar restante, nem sobrevivente?
· Provérbios 21:16 O homem que anda desviado do caminho do entendimento, na congregação dos mortos repousará. [Cf. Provérbios 27:8]
· Provérbios 28:19b Mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza.
· Efésios 5:6-8 Ninguém vos engane com palavras vãs, pois por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7Portanto não sejais participantes com eles. 8Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz.
· 2 João 1:10,11 Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11Quem o saúda participa das suas obras más.

8. Nem sequer deveríamos nos associar com outros cristãos que continuam a ser desobedientes de propósito.

· Romanos 16:17 Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes. Desviai-vos deles. [Cf. Mateus 18:15-17]
· 1 Coríntios 5:11 Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador. Com o tal nem ainda comais.
· 2 Tessalonicenses 3:6 Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
· 2 Tessalonicenses 3:14,15 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos associeis com ele, para que se envergonhe. 15Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.
· 1 Timóteo 6:3-5 Se alguém ensina outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas, de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 5contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro.
· 2 Timóteo 3:5 [Nos Últimos Dias, alguns homens terão] aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também destes.
· Tito 3:10 Ao homem faccioso [um que semeia discórdia, ou se agarra a falsas crenças], depois da primeira e segunda admoestação, evita-o.
· 2 Pedro 2:18-22 Pois profanaram palavras arrogantes de vaidades, e nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro. 19Prometem-lhes liberdade, sendo eles mesmos escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20Se depois de terem escapado das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21Melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito; e: a porca lavada voltou a revolver-se na lama.

9. Ore pedindo ajuda, sabedoria e discernimento ao Senhor para escapar da cilada das más amizades.

· Gênesis 49:6 [O patriarca, Jacó, até orou para não dar ouvidos ao mau conselho dos seus dois filhos desviados, Simeão e Levi:] No seu conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte, pois no seu furor mataram homens, e, na sua teima jarretaram touros.
· Salmo 56:13 Pois tu livraste a minha alma da morte, como também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida.
· Salmo 141:4 [O rei Davi orou:] Não inclines o meu coração para o mal, nem para se ocupar de coisas más, com aqueles que praticam a iniqüidade; não coma eu das suas iguarias.
· Salmo 119:51 Os soberbos zombam continuamente de mim, mas não me desvio da tua lei.
· Provérbios 2:11,12 O bom siso te guardará, e a inteligência te protegerá. 12A sabedoria te livrará do mau caminho, e dos homens que dizem coisas perversas.
· Provérbios 9:6 Deixai os insensatos, e vivei; andai pelo caminho do entendimento.
· Provérbios 14:7 Vai-te da presença do homem insensato, pois nele não acharás palavras de conhecimento.
· Mateus 6:13 Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Porque teu é o Reino e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

2 comentários:

Unknown disse...

Essa palavra foi cabulosa abriu nossos olhos, Miriã foi muito feliz com esse estudo
Mostrou a nós mesmo nossas fragilidades para com algumas pessoas ao nosso lado
valeu foi de Deus.....

Unknown disse...

mensagem cativante, que nos alerta contra as ciladas do inimigi.quem dera se todos os jovens do mundo desem ouvidos a essa mensagem.
valeu foi uma benção

Related Posts with Thumbnails